terça-feira, 18 de março de 2008

Utilidades Para a Circuncição

Caso você não saiba o que é "circuncisão", sugiro uma visita à esse link. Lá, além de aprender sobre todo o processo, você terá acesso a importantes informações como:

- Circuncisão ou postectomia, é praticada há mais de 5 mil anos.

- Cerca de 30% dos homens no mundo são circuncidados, por motivos religiosos e também por razões de higiene.

- Alguns acreditam que, depois do corte do cordão umbilical – a onfolotomia – a circuncisão seja provavelmente o mais antigo tipo de cirurgia.

- O termo circuncisão deriva da junção de 2 palavras latinas, circum e cisióne, e significa literalmente "cortar ao redor".



Vejamos então, à luz da Palavra de Deus, dois diferentes papéis que esse rito teve nas Escrituras.


1. A Circuncisão como uma Aliança.

Como tudo criado por Deus, a circuncisão tinha um propósito. Em Gênesis 17:10 Deus institui a circuncisão como uma aliança.

"Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado."

Era uma boa troca, convenhamos. Um pedacinho de pele por proteção divina.

2. A Circuncisão como uma Estratégia de Vingança.

Diná é o nome da moça. Filha de Jacó. Ela passeava tranquilamente quando foi encontrada por Siquém. A Bíblia conta melhor que eu:

"E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a." (Gênesis 34:02)

O pai da moça fica sabendo.

"Quando Jacó ouviu que Diná, sua filha, fora violada, estavam os seus filhos no campo com o gado; e calou-se Jacó até que viessem." (Gênesis 34:05)

Os irmão também ficam sabendo.

"E vieram os filhos de Jacó do campo, ouvindo isso, e entristeceram-se os homens, e iraram-se muito, porquanto Siquém cometera uma insensatez em Israel, deitando-se com a filha de Jacó; o que não se devia fazer assim." (Gênesis 34:07)

Hamor, o pai do rapazinho, tenta uma saída diplomática, no melhor estilo "mi casa, su casa".

"Então falou Hamor com eles, dizendo: A alma de Siquém, meu filho, está enamorada da vossa filha; dai-lha, peço-vos, por mulher; E aparentai-vos conosco, dai-nos as vossas filhas, e tomai as nossas filhas para vós; E habitareis conosco; e a terra estará diante de vós; habitai e negociai nela, e tomai possessão nela." (Gênesis 34:08-10)

Os irmãos da moça se fingiram de rogados e falaram mais ou menos assim: "Ah, beleza, usou e abusou da moça e quer casar com ela? Então saca só. Uma condição..."

"E disseram-lhe: Não podemos fazer isso, dar a nossa irmã a um homem não circuncidado; porque isso seria uma vergonha para nós;Nisso, porém, consentiremos a vós: se fordes como nós; que se circuncide todo o homem entre vós;" (Gênesis 34:14-15)

Ou seja, quer casamento? Bye-bye prepúcio.

E assim aconteceu.

"E suas palavras foram boas aos olhos de Hamor, e aos olhos de Siquém, filho de Hamor. Veio, pois, Hamor e Siquém, seu filho, à porta da sua cidade, e falaram aos homens da sua cidade; E deram ouvidos a Hamor e a Siquém, seu filho, todos os que saíam da porta da cidade; e foi circuncidado todo o homem, de todos os que saíam pela porta da sua cidade." (Gênesis 34: 18 e 24)

E com todos os homens da cidade circuncisados, sofrendo as dores de terem perdido um pedaço do pinto, era hora do desfecho do plano dos irmãos de Diná.

"E aconteceu que, ao terceiro dia, quando estavam com a mais violenta dor, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Diná, tomaram cada um a sua espada, e entraram afoitamente na cidade, e mataram todos os homens. Mataram também ao fio da espada a Hamor, e a seu filho Siquém; e tomaram a Diná da casa de Siquém, e saíram." (Gênesis 34:25-26)

Violenta, fria e doce vingança. Pra isso foi usada a circuncisão. Você pode se perguntar: Por quê?
Os irmãos de Diná respondem:

"E eles disseram: Devia ele tratar a nossa irmã como a uma prostituta?" (Gênesis 34:31)