terça-feira, 5 de agosto de 2008

4 Esportes Olímpicos Praticados na Bíblia

O grande congraçamento mundial através dos esportes, os Jogos Olímpicos, está prestes a começar. Os jogos serão realizados em Pequim na República Popular da China de 8 a 24 de Agosto de 2008.
Embuídos do nobre espírito olímpico, vamos lembrar alguns esportes olímpicos praticados na Bíblia.


1. Tiro
Não havia nenhum tipo de arma de fogo no tempo bíblico. Afinal, a pólvora só seria inventada no século IX pelos anfitriões dessa próxima Olimpíada. Mas mesmo assim, vale citar a precisão do tiro dado por Davi em uma das histórias mais conhecidas da Bíblia.
Caso você nunca tenha ouvido falar dessa história, aí vai um resumo:
Davi era um pastor de ovelhas. Mirraaado... O povo dele, os israelitas, estavam em guerra contra os filisteus. Os filisteus, aparentemente com muita preguiça, propuseram uma luta para resolver a guerra. Qualquer um versus Golias (três metros de altura). Nenhum soldado israelita topou. Davi topou.

Golias e Davi antes da batalha
Com uma funda, acertou uma pedrinha na testa de Golias e o matou. Ganhou notoriedade, isenção de impostos e a mão da filha do rei. (1 Samuel 17)

Davi e a cabeça de Golias. Medalha de Ouro em Tiro.

2. Natação:

Imagine a cena. Todos os nadadores na beira da piscina, em posição para pular na água, esperando apenas o som do sinal de largada. E, então, é dada a largada. Todos pulam na piscina, menos um. Ele simplesmente sai correndo por cima da água como se estivesse em uma pista de atletismo. (Mateus 14:26)


Simulação Computadorizada de Jesus nas Olimpíadas

3. Vela:


Quanto mais cedo a criança começa a praticar um esporte, melhor ela se torna. Essa história é um exemplo. Com poucos dias de vida, Moisés teve que aprender a velejar.

"Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio." (Êxodo 2:3)
E aprendeu tão bem que conseguiu levar seu barquinho para onde a princesa egípcia estava tomando banho. E ainda jogou tanto charme na moça que ela o criou como um filho.

4. Atletismo:

Tudo bem, não é bem uma prova oficial nem nada, mas há na Bíblia a primeira citação do famoso "O último a chegar é a mulher do padre." E Pedro foi o grande perdedor.

"E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. " (Mateus 20:4)


Pedro
Mas o atletismo foi mesmo citado pelo apóstolo Paulo como um exemplo de como não devemos perder nosso alvo, a "coroa incorruptível", de vista:
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis." (1 Coríntios 9:24)
Bons Jogos a todos!

5 comentários:

Anônimo disse...

Cara, eu sim sou cristão, e oro para que Deus tire esse seu "site" mais que diabólico do ar! O que vc faz aqui é zombar de Deus; Medite no versículo de Hebreus 10.31"Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo"! Repense a sua forma de falar sobre Deus!...O assunto que trato dos "esportes olímpicos na bíblia é conflitante para alguém que seja realmente cristão". O seu site talvez chega a ser uma BLASFÊMIA!!!

Unknown disse...

Gostei muito das comparações.... Parabéns pelo site....muitos estão irados com teu trabalho... Mas saiba aue ninguém tem o direto de julgar ninguém.... Amei seu artigo falando sobre esportes na Bíblia.... Parabéns mais uma vez👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Unknown disse...

Agradeço pelos versículos citados

Resenha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Resenha disse...

Informativo e engraçado