sexta-feira, 15 de maio de 2009

A Gripe Suína e Bíblia


Toda a hype sobre essa nova pandemia já estava se esgotando quando começou a morrer gente aqui no Brasil. H1N1, a gripe mais overated de todos os tempos, matou mais de 200 pessoas pelo mundo todo. O mesmo número de pessoas que morreram de caganeira nesse ano.

Quando penso eu gripe, penso em espirro. Logo me vem as perguntas: 1. Quantos espirros são citados na Bíblia? 2. Que papel importante o espirro teve nas Escrituras? Respostas: 1. Duas 2. Nenhuma.
Em 2 reis 4, ocorreu a primeira citação de um espirro na Bíblia. É a história do último post, que pode ser lido aqui.

A segunda vez que a Bíblia fala de alguém espirrando está no Livro de Jó. O capítulo 41 descreve o Leviatã. Um monstro citado também no Salmo 74 e em Ezequiel 29 e 32. Alguns estudiosos falam que esse monstro seria um dragão, outros dizem que era um crocodilo gigante, o certo é que é o monstro mais métal da Bíblia.
O próprio Deus usa o capítulo inteiro para descrever o Leviatã com passagens como "ninguém há de tão atrevido, que despertá-lo se atreva", "as suas escamas são seu orgulho", "da sua boca saem tochas, faíscas de fogo saem dela", "das suas narinas saem fumaça, como panela fervente" e por aí vai. Leia o capítulo. Sério. A parada é sinixxxxtra.

Leviatã reclamando com o anjo que o espiava durante o banho.
E dentre tantas características do bicho, eis que surge o segundo espirro da Bíblia.
"Cada um de seus espirros faz resplandecer a luz, e os seus olhos são como as pálpebras da alva."
Portanto, de hoje em diante, toda vez que alguém espirrar, lembre-se do Leviatã.

Nenhum comentário: