quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tem Isso Na Bíblia? - Engenharia Genética

Muito antes de Gregor Mendel começar a brincar com ervilhas e formar as Leis da Genética, Jacó já começava a fazer um estudo genético com cabras e ovelhas. E, melhor que isso, Jacó tirava proveito de seus estudos.

Tudo começou quando Labão tento passar o pé em seu sobrinho Jacó como você pôde ler aqui mesmo no Cruz em Credo. No fim das contas Labão se arrependeu te ter feito Jacó casar com duas primas e disse:

"Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti. Determina teu salário que te darei." (Gênesis 30:27-28)




Jacó era praticamente um deputado brasileiro, podia escolhar quanto ganhava de salário.

Jacó tinha passado 14 anos trabalhando com ovelhas na esperança de se casar com uma prima, e pelo jeito deve ter gostado da experiência.

"Tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho" (Gênesis 30:31)

E escolheu seu salário:

"Separarei hoje o teu rebanho, (...) as ovelhas salpicadas e malhadas e todos os morenos entre os cordeiros serão meus salário." (Gênesis 30:32)

Basicamente o salário de Jacó seriam as ovelhas que nascessem malhadas ou salpicadas e as branquinhas seriam do tiozão Labão.

As ovelhas negras disputadas no par ou ímpar.


Foi então que começaram as experiências genética de Jacó.

"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia; (...) E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas." (Gênesis 30-
37-38)


Através de exaustivas pesquisas (eu acho), Jacó descobriu que quando as ovelham concebiam olhando pras varas, os filhotes nasciam listrados, salpicados ou malhados. Era sua chance de sacanear o tio. E foi exatamente o que Jacó fez.

"E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, para que concebessem diante das varas. Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó." (Gênesis 30:41-43)

E, logo, Jacó se tornou mais rico que Labão.

"E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos." (Gênesis 30:44)


aqui.

Para ler o "Tem Isso Na Bíblia?" sobre Respiração Boca-a-Boca clique
Novela baseada na vida de Jacó

3 comentários:

Isotilia C Melo disse...

E o pior é que é verdade...Encontrei esse blog por acaso e eu concordo que Deus tem realmente muito senso de humor. Adorei!

ANNE DUARTE disse...

Sou adventista do 7º dia e sou bióloga. Achei muito incompleta a sua abordagem. Ajudaria mais se você pudesse abordar de formar científica. As ovelhas e cabras não adquirem um aspecto genético (como a sua cor) olhando para uma vara.

Unknown disse...

então explique Anne Duarte, vc como adventista e ainda mais bióloga. deveria saber. tenho um cientista amigo meu adventista que tenta aclamar as coisas. veja http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2822875/