quarta-feira, 18 de novembro de 2009

No amor e na guerra vale tudo.

Há várias maneiras de vencer uma guerra. A segunda guerra mundial foi vencida com a bomba atômica. A guerra do Vietnã foi vencida por camponeses escondidos na floresta. Moisés ganhou uma guerra levantando os braços.


Não, Moisés não se rendeu.

O livro de Êxodo, no capítulo 17, conta que os amalequitas se levantaram contra o povo de Israel no deserto. Moisés, então prepara sua estratégia pouco convencional.

"Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão."

Você pode pensar: "Ele quer ganhar uma guerra com uma vara no topo do monte? Como?"



Se a vara fosse uma bazuca, faria mais sentido.

Essa vara de Deus era a mesma que foi parar na Arca da Aliança, então dá pra imaginar que a vara é uma boa arma de guerra.

Mas não bastava somente a vara.

"E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia."

Então era só Moisés ficar com os braços levantados durante um tempo segurando a vara de Deus e Israel ganharia a guerra. Simples!

Simples? Pegue uma vassoura, levante seus braços aí e tente ficar 10 minutos com eles levantados.

Imagine que a batalha de Israel durou do início do dia até o pôr-do-sol. Moisés precisou de uma mãozinha dos seus amigos.

"Porém as mãos de Moisés eram pesadas (...) e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pós."

Arão e Hur tiveram que ajudar Moisés e segurar seus braços pra assegurar a vitória de Israel na guerra. Um trabalho bem árduo.


Calor do deserto e falta de desodorante. Uma combinação perigosa. Veja que Arão quase não aguenta o CC de Moisés.

E assim, Israel ganhou essa batalha. Graças ao poder de Deus, da vara, de Moisés e de seus colegas!

Aprenda com Moisés. Se tiveres uma guerra na sua vida, se te emprensarem em um canto, levante as mãos ao céu.


Se não tiveres uma piada pra terminar um texto, coloque uma foto com gatinhos.

Nenhum comentário: