segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Pequenos Erros, Grandes Consequências.

Todos nós somos passíveis de erros, afinal errar é humano. Mas certas vezes, erros irrisórios têm resultados desastrosos.

O vigésimo capítulo do livro de Números já começa bem "pra cima", com a morte de Miriã, a irmã de Moisés. O povo de Israel e seu líder já estavam no deserto há um bom tempo em busca da Terra Prometida.


Moisés tinha mais seguidores que William Bonner no Twitter.

Mas o povo estava começando a ficar meio irritadinho.

"E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão. Dizendo: E por que nos fizestes subir do Egito, para nos trazer a este lugar mau? Lugar onde não há semente, nem de figos, nem de vides, nem de romãs, nem tem água para beber."

Deus então falou pra Moisés:

"Toma a vara, e ajunta a congregação, (..) e falai à rocha, (...) e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha (...) "


Fácil. Fala com a rocha, "ei, rocha, água por favor", e ela dará água. Instruções bem claras. Como alguém poderia errar?

Bem, pode ter sido a morte da irmã, os vários dias no deserto sem água ou até mesmo um povo inteiro reclamando no seu ouvido, mas Moisés cometeu um pequeno erro e, ao invés de pedir educadamente água à pedra, ele segura sua vara como um bastão de baseball e ataca a pedra!

 "(...) e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais."


Pedir com educação é para os fracos.

Mas Deus não curtiu muito.

"E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, (...) por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado."

E mesmo sabendo que não entraria na Terra Prometida, Moisés continuou liderando o povo até lá. E chegou bem perto.

Após 40 anos no deserto, Deus chama Moisés pra um monte onde mostra a Terra Prometida. E mostra também que tem uma boa memória.

"Porquanto transgredistes contra mim no meio dos filhos de Israel, às águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim; (...) Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel."


Deus: "Perdeu, playboy."

E Moisés morreu ali mesmo naquele monte. Mas a lição permanece viva até hoje: quando Deus manda, obedeça palavra por palavra.

Um comentário:

Nara disse...

Meu cunhado Lauro vc está se perdendo no Fisk!

Topas sociedade em escrever um livro????

kkkk

bjocas