segunda-feira, 9 de novembro de 2009

"Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união..." - Parte 2

2. Miriã e Moisés

Tudo ia bem...

Miriã era uma boa irmã. Fez seu papel de irmã mais velha quando Moisés ainda era um bebê e ajudou sua mãe a salvar a vida dele quando faraó queria matar todos os meninos hebreus.
Pra quem não sabe da história, a mãe de Moisés preparou um berço/barco e colocou o bebê no Rio Nilo e sua irmã ficou vigiando pra ver onde o irmãozinho iria parar.


Moisés e sua cara de conformado.
Daí, a filha de faraó, que se banhava nas águas do Nilo, achou o menino e resolveu criá-lo. Miriã entra em cena, e fala que conhece uma mulher que pode servir de ama de leite e indica a própria mãe pra cuidar do bebê! Final feliz pra essa família, né? Não.
Até que...

Os irmãos cresceram. Moisés virou o líder de uma nação vagando pelo deserto e Miriã virou uma entrometida.

Durante a peregrinação pelo deserto, Moisés casou com uma mulher cusita. Procurei bastante, mas não encontrei o que seria o termo "cusita", mas provavelmente seja uma mulher nascida na cidade de Cus. Ou Cu. Não sei. O importante é que a irmãzona não ia muito com a cara da cusita.

"E falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cusita, com quem casara; porquanto tinha casado com uma mulher cusita." (Números 12:1)


Aarão, Miriã, Moisés e a cusita.

Além disso, teve uma pitada do mesmo problema de Caim e Abel, ciúmes de Deus.

"E disseram: Porventura falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós?" (Números 12:2)

E toda briga tem uma consequência...

"E logo o SENHOR disse a Moisés, a Arão e a Miriã: Vós três saí à tenda da congregação. E saíram eles três." (Números 12:4)
Deus chama os três para um tet-a-tet rápido.
"E disse: Ouvi agora as minhas palavras; (...) meu servo Moisés é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; por que, pois, não tivestes temor de falar contra o meu servo, contra Moisés?" (Números 12:6-8)

E, além do pito, Deus deu um castigo à irmã de Moisés.

"E eis que Miriã ficou leprosa como a neve; e olhou Arão para Miriã, e eis que estava leprosa." (Números 12:10)


Irmãos, aprendam a lição...

Se seu irmão tem contato direto com Deus e ele quer casar com uma cusita, deixe quieto.

Amanhã tem mais exemplos de arranca-rabos entre irmãos na Bíblia. Stay tuned!

2 comentários:

Dinê Lóta disse...

E aí Lauro.
Sobre os cusitas, na verdade a melhor tradução é cuxitas, ou os da terra de Kusch. Segundo a história são um povo africano, provavelmente de pele negra, que foi muito forte na época do Egito antigo. É bem provável que possam ser identificados com o etíopes. Eram um povo guerreiro e forte. Uma de suas raínhas conseguiu dobrar o imperador romano de então fazendo com que os cuxitas não precisassem pagar imposto a Roma.
Abraços,
Dinê

Lauro U. R. Riker disse...

Mas aí acaba com a minha piada. Deixa cusita mesmo.