quinta-feira, 23 de julho de 2009

Tem Isso Na Bíblia? - Engenharia Genética

Muito antes de Gregor Mendel começar a brincar com ervilhas e formar as Leis da Genética, Jacó já começava a fazer um estudo genético com cabras e ovelhas. E, melhor que isso, Jacó tirava proveito de seus estudos.

Tudo começou quando Labão tento passar o pé em seu sobrinho Jacó como você pôde ler aqui mesmo no Cruz em Credo. No fim das contas Labão se arrependeu te ter feito Jacó casar com duas primas e disse:

"Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti. Determina teu salário que te darei." (Gênesis 30:27-28)




Jacó era praticamente um deputado brasileiro, podia escolhar quanto ganhava de salário.

Jacó tinha passado 14 anos trabalhando com ovelhas na esperança de se casar com uma prima, e pelo jeito deve ter gostado da experiência.

"Tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho" (Gênesis 30:31)

E escolheu seu salário:

"Separarei hoje o teu rebanho, (...) as ovelhas salpicadas e malhadas e todos os morenos entre os cordeiros serão meus salário." (Gênesis 30:32)

Basicamente o salário de Jacó seriam as ovelhas que nascessem malhadas ou salpicadas e as branquinhas seriam do tiozão Labão.

As ovelhas negras disputadas no par ou ímpar.


Foi então que começaram as experiências genética de Jacó.

"Então tomou Jacó varas verdes de álamo e de aveleira e de castanheiro, e descascou nelas riscas brancas, descobrindo a brancura que nas varas havia; (...) E concebiam os rebanhos diante das varas, e as ovelhas davam crias listradas, salpicadas e malhadas." (Gênesis 30-
37-38)


Através de exaustivas pesquisas (eu acho), Jacó descobriu que quando as ovelham concebiam olhando pras varas, os filhotes nasciam listrados, salpicados ou malhados. Era sua chance de sacanear o tio. E foi exatamente o que Jacó fez.

"E sucedia que cada vez que concebiam as ovelhas fortes, punha Jacó as varas nos canos, para que concebessem diante das varas. Mas, quando era fraco o rebanho, não as punha. Assim as fracas eram de Labão, e as fortes de Jacó." (Gênesis 30:41-43)

E, logo, Jacó se tornou mais rico que Labão.

"E cresceu o homem em grande maneira, e teve muitos rebanhos, e servas, e servos, e camelos e jumentos." (Gênesis 30:44)


aqui.

Para ler o "Tem Isso Na Bíblia?" sobre Respiração Boca-a-Boca clique
Novela baseada na vida de Jacó

sábado, 18 de julho de 2009

A Bíblia Vista pelo Google Earth

Recebi por Twitter um link para o trabalho de um grupo de australianos que produziu imagens de eventos bíblicos como vistos do Google Earth. E o trabalho ficou excelente:

A Arca de Noé logo após encalhar



A Crucificação no Gólgota



Adão e Eva no jardim do Eden (tem que olhar bem de perto)



Moisés e o povo de Israel atravessando o Mar Vermelho


Crédito: Link Original



quinta-feira, 16 de julho de 2009

5 Situações que Tiraram Jesus do Sério


A Idade Média não é apenas culpada pela perpetuação da imagem de Satanás como o bicho vermelho de chifres e rabo mas também pela imagem de um Jesus com rosto de menina, cabelos longos e olhos azuis.



Praticamente uma mulher barbada.


A maioria dos cristãos imaginam um Jesus com temperamento cândido, um homem bonzinho, um Papai Noel.

Muita gente sabe o versículo que diz que "meu fardo é leve", mas pouca gente lembra que Jesus também disse: "não vim trazer paz, mas a espada".

Jesus era realmente um homem perfeito, sem nenhuma mácula, mas havia certas pessoas e situações que o tiravam do sério. Vamos lembrar nessa lista as vezes que Jesus rodou a baiana e chutou o pau da barraca.



01. As Cidades Impenitentes


Jesus ia de cidade em cidade fazendo milagres e divulgando suas mensagens. A primeira vez que a Bíblia cita Jesus um pouco mais irritado é em Mateus 11. Jesus fala das cidades onde não houve conversão.


"Tu, Cafarnaum, (...) descerás até o inferno", "no dia do Juízo haverá menos rigor com Sodoma do que para contigo."


Tu, Cafarnaum, mesmo já em ruínas, estás ferrada.



02. Pedro quer defender Jesus

Jesus sabia que ia morrer do jeito que morreu. Quando contou aos seus discípulos que morreria crucificado pelos romanos, Pedro, se achando o cara, disse que ele não deixaria que aquilo acontecesse. Jesus então deu um puxão de orelha federal.

"Arreda, Satanás! Tu pra mim és pedra de tropeço..." (Mateus 16:23)





"Jesus, perdoa-me, não falarei mas besteira."


03. A Figueira sem fruto

A jornada de Jesus pela Palestina era esgotante. Milagres, expulsões de demônios, puxões de orelha em discípulos, tudo isso cansa. E dá fome. Jesus então achou uma figueira e procurou frutos, só achando folhas. E não ficou muito feliz.

"E não tendo achado senão folhas, aproximou-se da figueira e disse: Nunca mais nasça fruto de ti! E a figueira secou imediatamente".





Discípulo ali atrás: "Eu sabia que não era pra comer aqueles figos..."



04. Os discípulos Dorminhocos

Jesus sabia que a chapa estava esquentando e que o tempo de morrer estava próximo. resolveu então ir orar em um lugar separado, levando com ele Pedro e outros dois discípulos.


Jesus pediu para os três o esperarem enquanto ele orava, mas quando voltou encontrou os três dormindo. Dá-lhe puxão de orelha.


"Então nem uma hora pudestes vigiar comigo?"





"Rooooonc!"



05. O Grande Barraco

Nada deixou Jesus tão irritado do que achar pessoas fazendo negócios dentro do Templo.


"E encontrou no templo os que vendiam bois, ovelhas e pomba e os negociadores sentados e fez um chicote com cordas e expulsou todos do templo, bem como as ovelhas e os bois, derrubou o dinheiro no chão, virou as mesas e disse: não façais da casa de meu Pai casa de negócios."



Ru-a.

Basicamente podemos aprender que Jesus não curte muito: cidades ingratas, discípulos que se acham os fortões, figueiras que não dão fruto, discípulos com sono e, principalmente, gente que transforma o cristianismo em negócio. Coisa rara atualmente, né?

Né?