quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mulheres da Bíblia (As que aprontavam horrores...)

Muitas mulheres são descritas na Bíblia como heroínas e corajosas. 

Ester, Rute, Dorcas, Maria, entre outras.

Mas há também exemplos de mulheres que aprontaram horrores, mas que são pouco conhecidas.

A essas mulheres é dedicada essa série.



A Mulher de Potifar



Começemos pelo começo. Gênesis 39.

Situemo-nos na história. José vivia um período bom da sua vida. Depois deter sido vendido a mercadores por seus irmãos por vinte moedas de prata e, mais tarde, ter sido revendido a Potifar, o capitão da guarda do Faraó, José havia conseguido respeito e bom emprego dentro da casa do seu senhor.

Tudo ia muito bem até entrar na história a esposa de Potifar. De acordo com a Bíblia José era "formoso de porte e de semblante"(Gen. 39:06b) e a senhora de Potifar não perdeu tempo.

"E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo" (Gen. 39:07)

Falho em pensar em algo mais perigoso do que traçar a esposa do capitão da guarda do Faraó em sua própria residência. E José, esperto como eu, disse seu melhor "não, obrigado" para a tarada.

Até que um dia, a sacana armou a emboscada.

"Sucedeu num certo dia que ele veio à casa para fazer seu serviço; e nenhum dos da casa estava ali; E ela lhe pegou pela sua roupa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua roupa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora. Chamou aos homens de sua casa, e falou-lhes, dizendo: Vede, meu marido trouxe-nos um homem hebreu para escarnecer de nós; veio a mim para deitar-se comigo, e eu gritei com grande voz..." (Gen. 39:11-14)

A louca não conseguiu o que queria, mas ferrou bonito a vida de José.

"E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere." (Gen. 39:20)

O que parece ser uma cena violenta de lesbianismo é, na verdade, uma pintura renascentista da Mulher de Potifar e José: Joseph and Potiphar's Wife de Guercino.


E foi depois desse episódio que a expressão "mulher chave de cadeira" surgiu.

Nenhum comentário: