quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O Direito das Mulheres na Bíblia

Muito antes das mulheres queimarem sutiãs em protesto e lutarem por seu direitos de voto já haviam feministas no mundo.


A Bíblia registra o que pode ser o primeiro momento quando mulheres exigiram tratamento igualitário.


"E CHEGARAM as filhas de Zelofeade (..) e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;"



O pai das mulheres havia morrido e, pela lei, todas as posses de Zelofeade seriam repartidas entre seus irmãos e não entre as filhas. As meninas, então, botaram a boca no trombone.

"E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:

Nosso pai morreu no deserto, (...) e não teve filhos. Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai." (Números 27:01-04)

Moisés então levou a pendenga ao chefe.

"E Moisés levou a causa delas perante o SENHOR. E falou o SENHOR a Moisés, dizendo: As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas." (Números 27:05-07)

E além de liberar esse direito às filhas de Zelofeade, o SENHOR ainda deixou uma nova lei. Talvez a primeira lei que contemplava as mulheres.

"E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha."(Números 27:08)

Nenhum comentário: